CIN

Projeto “Cuidadores do Património” da Rota do Românico vence concurso europeu

Projeto “Cuidadores do Património” da Rota do Românico vence concurso europeu

O projeto “Cuidadores do Património” da Rota do Românico é um dos 11 vencedores do concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, informou esta quinta-feira a Rota.

“Atualmente, a Rota do Românico beneficia da ajuda de 44 cuidadores do património, distribuídos pelas diversas capelas, igrejas e mosteiros do seu itinerário de visita. Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar”, lê-se no comunicado divulgado.

Segundo revela a Rota, até março do próximo ano, serão dinamizadas diversas atividades (encontros, reportagens, publicações…) com o objetivo de conhecer e valorizar o papel de todos aqueles que, “de forma apaixonada, asseguram a abertura, a proteção e a divulgação do património cultural da Rota do Românico”.

Entre esses exemplos, indica, estão as histórias da Dona Rosinha que zela, há 44 anos, pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante, ou da Dona Maria Odete e da sua irmã que desempenham igual função, há mais 14 anos, na Capela de Fandinhães, no Marco de Canaveses.

O concurso “Histórias do Património Europeu” realiza-se desde 2018 e reúne testemunhos de cidadãos e comunidades, com a missão de aumentar o conhecimento da herança cultural da Europa, reforçando o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.