PUB
CMPorto

Projeto 80 levou roadshow a 18 cidades e 22 mil alunos

Projeto 80 levou roadshow a 18 cidades e 22 mil alunos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Roadshow Projeto 80, na estrada entre 20 de janeiro e 3 de abril, desafiou 22 mil jovens estudantes a apresentarem projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável. As ideias passam por práticas de reciclagem, iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais ou de voluntariado, entre outras.

O Roadshow Projeto 80 visitou 18 escolas de 18 distritos, de norte a sul do país, entre 20 de janeiro e 3 de abril, motivando cerca de 22 mil jovens estudantes, entre os 13 e os 17 anos, a serem mais ativos e participativos nas suas escolas e comunidades. Ao longo de quase três meses na estrada, 36 dias úteis, e mais de sete mil quilómetros, o Roadshow Projeto 80 conquistou a atenção dos jovens estudantes.
No jogo “Apanha os REEEs”, promovido pela Amb3E, participaram 2.880 alunos que, durante 288 horas de jogo, tiveram oportunidade de apanhar todos os REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos) no Ponto Eletrão criado para o efeito. Já no Atelier de Escultura Cimpor, e com o apoio do escultor Bordalo II, 360 alunos criaram 18 esculturas, em 90 horas de trabalho, a partir de fragmentos de betão e outros detritos. O trabalho resultará num painel de 18mx1,20m que será exposto num local a definir.
O desafio Music Experience, lançado pela Missão Sorriso Continente para a interpretação de algumas músicas dos Orelha Negra, participaram 180 equipas por escola (constituídas por grupos de quatro elementos). A participação foi convertida em 5.400 refeições (300 por escola) entregues a famílias carenciadas, identificadas pela Cruz Vermelha Portuguesa e pela União das Misericórdias Portuguesas. Ao desafio Recicla Challenge, proposto pela Sociedade Ponto Verde para reescrever a letra da música Ray-dee-oh, dos Azeitonas, responderam 396 alunos, que, agrupados em 99 equipas, criaram 99 vídeos, que estão em votação no site da Sociedade Ponto Verde, com propostas de novas letras da sua autoria. A Missão Tetra Pak conquistou 2.444 alunos que, durante 288 horas de jogo, aceitaram vestir a pele de um jovem engenheiro florestal preocupado com a preservação das florestas e dos recursos naturais.
Mas entre jogos interativos, momentos de criatividade musical e artística, houve também tempo para ouvir falar de boas práticas sustentáveis, nas 18 horas de apresentações de case studies por parte das entidades promotoras e patrocinadores do projeto, bem como diversos momentos de partilha de ideias e preocupações dos jovens estudantes nos encontros associativos.
Dinamizados pelo Instituto Português da Juventude, reuniram 657 alunos e 73 associações que manifestaram interesse pela existência de uma colaboração mais estreita entre os órgãos representativos das escolas: direções, associações de pais e de estudantes.
As candidaturas ao Projeto 80 decorrem até 31 de maio em www.projeto80.pt.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil