PUB
CMPorto

Programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã vai avançar

Programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã vai avançar

A Assembleia Municipal do Porto deu luz verde ao Programa Estratégico de Reabilitação Urbana a ser implementado nos próximos 10 anos em Azevedo Campanhã, localizado na zona oriental da cidade.

O programa, aprovado durante a sessão realizada na segunda-feira à noite, propõe investimentos tanto públicos quanto privados nas áreas do ambiente, mobilidade, infraestruturas, equipamentos e espaço público.

Segundo a publicação do Porto Canal, Rui Sá, representante da CDU, expressou reservas em relação a algumas opções do programa, como a criação de apenas uma estação para a nova linha do metro ligando o centro de Gondomar (Souto) à estação do Dragão.

No entanto, concordou com a construção de novos equipamentos e reperfilamento de vias. O presidente da câmara, Rui Moreira, partilhou a preocupação com o impacto da futura linha de metro e apelou à colaboração da Assembleia Municipal no processo.

O socialista Alfredo Fontinha expressou o desejo de que o programa estratégico seja concretizado rapidamente, ressaltando que Azevedo de Campanhã é um local pouco conhecido pelos portuenses.

Por sua vez, o presidente da câmara refutou a ideia de que não foram feitos investimentos na área e destacou iniciativas como a Travessa da Levada e a intervenção para impedir o encerramento do centro de saúde.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Elisabete Carvalho, do BE, destacou algumas intervenções previstas no programa, como novas vias de acesso e operações nas margens do rio Torto, expressando a esperança de que a zona não se torne apenas um paraíso turístico e Rui Moreira defendeu a importância de atrair novas atividades e residentes para Azevedo.

Raul Almeida, do movimento independente “Rui Moreira: Aqui Há Porto”, elogiou a aposta na zona oriental da cidade.

Manuel Monteiro, do PSD, afirmou que o programa visa tornar Campanhã num espaço urbano equilibrado e atrativo, enquanto o deputado do PAN, Paulo Vieira de Castro, destacou a importância de repensar as infraestruturas de forma sustentável.

Além da ORU de Azevedo, a Assembleia Municipal aprovou a delimitação de seis Áreas de Reabilitação Urbana (ARU): Baixa, Bonfim, Massarelos, Lapa, Foz Velha e Lordelo do Ouro.

Fotografia: DR Porto Ponto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce