RECHEIO 50 ANOS

Programa online assinala fim do Centenário do Teatro Nacional São João

Programa online assinala fim do Centenário do Teatro Nacional São João

“O Balcão”, encenado por Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), é o espetáculo que assinala, dia 7 de março, o fim do ano do Centenário do edifício-sede da instituição. O programa, virtual, contempla ainda conversas, entrevistas, documentários e outros espetáculos, com destaque para a estreia de “À Espera de Godot”.

As iniciativas arrancam já no sábado, dia 6 de março, às 18h, com uma conversa sobre o espetáculo “Exatamente Antunes”.

Como o “teatro começa todos os dias e todas as noites”, após a conversa na sala virtual do São João, vai ser possível revisitar o espetáculo “Exatamente Antunes” na RTP2, uma obra de Jacinto Lucas Pires que parte da reescrita do romance “Nome de Guerra”, de Almada Negreiros.

Já no domingo, às 8h, a proposta passa por uma “Visita” guiada ao TNSJ, um documentário de Luís Porto, que dá a conhecer o edifício centenário.

Segue-se a apresentação digital de “Válvula”, às 10h, uma criação de António Jorge Gonçalves e Flávio Almada que se “situa algures entre a conferência e o concerto, articulando palavras, desenhos e canções”.

“E como o Natal é quando o Homem quiser”, às 16h, são “servidas” três ceias natalícias, através das quais vão ser conhecidas as vidas de três casais disfuncionais em “Comédia de Bastidores”.

Foto: João Tuna

Destaque ainda para a estreia de “À Espera de Godot”, espetáculo que partiu do desafio que o São João lançou ao encenador multipremiado Gábor Tompa. O também presidente da União dos Teatros da Europa revisita o clássico de Samuel Beckett, com atores que fazem parte do elenco “quase” residente do TNSJ. A peça estreia-se no domingo, às 19h, no palco online do TNSJ, numa transmissão em direto que conta com a realização de Luís Porto.

Antes, às 12h, é possível assistir a uma entrevista a Gábor Tompa nos canais digitais do TNSJ.

As comemorações do fim do Centenário do edifício-sede do TNSJ terminam, às 22h, com “O Balcão”, espetáculo encenado por Nuno Cardoso.

De referir que os bilhetes para os espetáculos têm o valor de 2 euros. Mais informações em www.tnsj.pt.

Programa online
6 de março
18:00 – Conversa sobre “Exatamente Antunes”
22:00, RTP2 – “Exatamente Antunes”, de Jacinto Lucas Pires, enc. Cristina Carvalhal, Nuno Carinhas, realização Pedro Filipe Marques

7 de março
8:00 – Documentário “Visita”
10:00 – “Válvula”, criação António Jorge Gonçalves, Flávio Almada
12:00 – Entrevista com o encenador Gábor Tompa
16:00 – “Comédia de Bastidores”, de Alan Ayckbourn, enc. João Cardoso, Nuno Carinhas
19:00 – Transmissão em direto – Estreia “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett, enc. Gábor Tompa, realização Luís Porto
22:00 – “O Balcão”, de Jean Genet, enc. Nuno Cardoso

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem