
“O Balcão”, encenado por Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), é o espetáculo que assinala, dia 7 de março, o fim do ano do Centenário do edifício-sede da instituição. O programa, virtual, contempla ainda conversas, entrevistas, documentários e outros espetáculos, com destaque para a estreia de “À Espera de Godot”.
As iniciativas arrancam já no sábado, dia 6 de março, às 18h, com uma conversa sobre o espetáculo “Exatamente Antunes”.
Como o “teatro começa todos os dias e todas as noites”, após a conversa na sala virtual do São João, vai ser possível revisitar o espetáculo “Exatamente Antunes” na RTP2, uma obra de Jacinto Lucas Pires que parte da reescrita do romance “Nome de Guerra”, de Almada Negreiros.
Já no domingo, às 8h, a proposta passa por uma “Visita” guiada ao TNSJ, um documentário de Luís Porto, que dá a conhecer o edifício centenário.
Segue-se a apresentação digital de “Válvula”, às 10h, uma criação de António Jorge Gonçalves e Flávio Almada que se “situa algures entre a conferência e o concerto, articulando palavras, desenhos e canções”.
“E como o Natal é quando o Homem quiser”, às 16h, são “servidas” três ceias natalícias, através das quais vão ser conhecidas as vidas de três casais disfuncionais em “Comédia de Bastidores”.

Destaque ainda para a estreia de “À Espera de Godot”, espetáculo que partiu do desafio que o São João lançou ao encenador multipremiado Gábor Tompa. O também presidente da União dos Teatros da Europa revisita o clássico de Samuel Beckett, com atores que fazem parte do elenco “quase” residente do TNSJ. A peça estreia-se no domingo, às 19h, no palco online do TNSJ, numa transmissão em direto que conta com a realização de Luís Porto.
Antes, às 12h, é possível assistir a uma entrevista a Gábor Tompa nos canais digitais do TNSJ.
As comemorações do fim do Centenário do edifício-sede do TNSJ terminam, às 22h, com “O Balcão”, espetáculo encenado por Nuno Cardoso.
De referir que os bilhetes para os espetáculos têm o valor de 2 euros. Mais informações em www.tnsj.pt.
Programa online
6 de março
18:00 – Conversa sobre “Exatamente Antunes”
22:00, RTP2 – “Exatamente Antunes”, de Jacinto Lucas Pires, enc. Cristina Carvalhal, Nuno Carinhas, realização Pedro Filipe Marques
7 de março
8:00 – Documentário “Visita”
10:00 – “Válvula”, criação António Jorge Gonçalves, Flávio Almada
12:00 – Entrevista com o encenador Gábor Tompa
16:00 – “Comédia de Bastidores”, de Alan Ayckbourn, enc. João Cardoso, Nuno Carinhas
19:00 – Transmissão em direto – Estreia “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett, enc. Gábor Tompa, realização Luís Porto
22:00 – “O Balcão”, de Jean Genet, enc. Nuno Cardoso