
Até ao final deste ano, os profissionais de saúde e bombeiros que operam nos 12 municípios que integram a Rota do Românico podem visitar, gratuitamente, os seus dois centros de interpretação, situados em Lousada e em Penafiel.
“Reconhecendo a dedicação, o esforço e os enormes sacrifícios pessoais e familiares a que foram submetidos médicos, enfermeiros e bombeiros, entre outros, durante a pandemia da covid-19, que continuamos a viver, a Rota do Românico, enquanto ato simbólico de gratidão, abre-lhes as portas”, assinala a Rota.
As entradas são feitas “mediante comprovativo” nos Centros de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, em funcionamento de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00, e da Escultura do Românico (CIER), em Penafiel, aberto de quinta-feira a domingo, no mesmo horário.
Recorde-se que, até 30 de setembro, a entrada no CIER, aberto desde o passado dia 25 de julho, é livre para todos os visitantes.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.