PUB
Recheio 2024 Institucional

Professor do ICBAS distinguido na área da cirurgia da obesidade

Professor do ICBAS distinguido na área da cirurgia da obesidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Gil Faria é licenciado em Medicina (2013), mestre em Medicina e Oncologia Molecular (2009) e doutorado em Metabolismo (2014). Este ano, concluiu um Master in Public Health, pela Universidade de Harvard (EUA).

O docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto Gil Faria é o primeiro português a ser distinguido com uma bolsa anual da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas.
Segundo explicou a U.Porto na sua página oficial da Internet, a bolsa “constitui uma espécie de prémio carreira para cirurgiões com menos de 40 anos e, no caso de Gil Faria, premeia sobretudo os trabalhos de investigação que desenvolveu entre 2010 e 2013(…) para encontrar fatores de prognóstico da cirurgia de obesidade e entender a melhoria metabólica ocorrida após Bypass Gástrico”. As principais conclusões indicam que a resistência à insulina (que é fundamental no desenvolvimento da diabetes) melhora precocemente após o Bypass Gástrico e que o Síndrome Metabólico (conjunto de doenças e fatores de risco cardiovasculares associados à obesidade) é revertido em 90% dos doentes um ano após a cirurgia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem