A CIN, líder ibérica no mercado de tintas e vernizes, foi a empresa escolhida para “responder às necessidades de reabilitação e conservação” das galerias central e sul do Túnel de Águas Santas e de proteção das portagens no Nó de Ermesinde.
Para esta obra, a CIN forneceu produtos que permitem a protecção integral de estruturas de betão e a protecção anticorrosiva de estruturas metálicas. Entre os produtos utilizados estão o “C-POX® W210 HB, revestimento epóxi aquoso com partículas cerâmicas especialmente desenvolvido para protecção de túneis e C‑CRYL® S600 HB, revestimento acrílico mate com excelentes propriedades anti-carbonatação do betão”. Por sua vez, para as estruturas metálicas foram utilizados “os produtos C‑POX® PRIMER ZP230 FD, primário epóxi com fosfato de zinco e C-THANE® S350, esmalte de poliuretano alifático brilhante com excelente retenção de cor e brilho”.
“Os principais desafios desta obra dividem-se em função do elemento a proteger: no caso dos túneis, o maior desafio foi o facto de ser necessário apresentar uma solução que não só protegesse estas infraestruturas de betão dos agentes agressivos a que são sujeitos, mas que também que tivesse um impacto positivo na segurança rodoviária, com características adequadas para o conforto visual dos usuários; no caso das estruturas metálicas, como habitual, há a preocupação de fornecer a solução tecnicamente mais adequada para que a protecção anticorrosiva dessas estruturas seja assegurada para o prazo de vida útil estimado”, avançou Inês Martins, Head of Business Development da CIN Performance Coatings.
Recorde-se que, nos últimos dias de dezembro, a Brisa Concessão Rodoviária anunciou a conclusão das obras de alargamento da Autoestrada 4 (A4) no túnel de Águas Santas, disponibilizando quatro vias por sentido naquele local, depois de sete anos de obras e condicionamentos.