CMPorto

Problemas com a pele? Aposte nestes alimentos

Problemas com a pele? Aposte nestes alimentos

Com a chegada do verão é natural começar a pensar no sol e na pele bronzeada, ainda assim é necessário ter cuidado com a exposição solar excessiva. Os alimentos para uma pele saudável e que a deixam melhor preparada para receber os raios de sol devem ser ricos em vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais.

Estes nutrientes têm uma ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele, contribuindo para manter a pele hidratada, macia, firme e sem rugas. Além da alimentação para uma pele perfeita, é fundamental manter uma hidratação adequada recomendando-se, por isso, a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Ainda que deva sempre consultar um profissional de saúde a plataforma “Tua saúde” indica quais os alimentos que incluir na sua dieta para manter uma pele hidratada e saudável.

O salmão, rico em ômega-3, especialmente o DHA, “é um tipo de gordura boa e que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas”.

O ômega-3 presente no salmão, tem também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, “o que ajuda a prevenir o aparecimento de vermelhidão, acne, psoríase, lúpus ou alergias na pele, e a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento e aparecimento de rugas e linhas de expressão”.

O ideal é consumir salmão pelo menos três vezes na semana, sendo que pode também consumir outros alimentos ricos em ômega-3 como as sementes de linhaça ou de chia, nozes, atum e sardinha.

Outro dos alimentos a ter em conta é o abacate, “rico em gorduras boas, vitaminas C e E, essenciais para manter a pele flexível e hidratada, e a combater estrias, rugas e celulite”. A vitamina C, presente no abacate, tem também ação antioxidante, combatendo o envelhecimento da pele e “estimula a produção de colageneo pela pele, diminuindo a flacidez, aumentando a firmeza e a elasticidade”, proporcionado uma aparência mais bonita e saudável.

A laranja, kiwi, limão e tangerina são também uma excelente fonte de vitamina C podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia para melhorar o aspeto da pele.

A batata doce, rica em betacarotenos, que são convertidos em vitamina A no corpo, é importante para manter a pele saudável pois além de agir como um antioxidante, “ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB do sol”. Este alimento previne, assim, “queimaduras de sol mantendo a pele húmida, firme, bonita e saudável”.

A cenoura, o espinafre e a manga são outros dos alimentos ricos em betacarotenos e que deve consumir regularmente.

O tomate é também uma grande “fonte de vitamina C, licopeno e luteína com ação antioxidante que protegem a pele contra os danos do sol” e ajudam “a prevenir a formação de rugas”, uma vez que melhoram “a microcirculação da pele”.

Este fruto é uma excelente opção para manter a pele saudável e firme, pois favorece também a nutrição celular e a renovação das células da pele.

A plataforma “Tua saúde” sugere também o consumo da semente de girassol, visto que “é rica em vitamina E, selênio, zinco e ácido fólico que ajudam a nutrir e reparar a pele e reforçar a barreira cutânea”.

Ajudam também na prevenção do envelhecimento precoce, mantendo a pele saudável e firme devido às suas propriedades antioxidantes. “Além da semente de girassol, outros alimentos ricos em selênio, zinco e vitamina E e que ajudam a manter a pele saudável são avelã, amêndoa e nozes”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes