PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Primeiras carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe já chegaram a Guifões

Primeiras carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe já chegaram a Guifões

As primeiras 18 carruagens, de um total de 51, adquiridas pela Comboios de Portugal (CP) à espanhola Renfe, para serem requalificadas, já chegaram ao Parque Oficinal de Guifões, em Matosinhos.

O momento mereceu a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que assinalou que “a aquisição de material circulante disponível em Espanha faz parte de um esforço de curto prazo para fazer face às necessidades dos portugueses”. “A CP com 1,65 milhões de euros comprou 51 carruagens [usadas] que novas custariam [cada uma] mais de um milhão de euros”, apontou, acrescentando, segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, que o valor do investimento deverá subir para os cerca de oito milhões de euros, contando com a requalificação.

Nuno Freitas, presidente da CP, avançou que as primeiras carruagens serão destinadas à Linha do Minho e deverão estar a funcionar entre os meses de dezembro e janeiro. “Estas carruagens vão levar as cores e o interior da CP. No final, vão ser carruagens completamente novas. O primeiro conjunto vai ser para a inauguração da eletrificação da linha do Minho. Passamos a ter comboios elétricos, em vez de comboios Diesel. Já temos cinco locomotivas recuperadas para fazer esse serviço, sendo que vamos precisar de sete”.

“As restantes estarão ao serviço das linhas de intercidades e regionais, podendo circular a 200 quilómetros por hora”, referiu ainda, segundo o município.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Durante a visita ao Parque Oficinal de Guifões, Pedro Nuno Santos adiantou ainda que carruagens terão “espaço para que os passageiros possam colocar a sua bicicleta”, considerando esta uma medida “muito importante” do tipo de mobilidade necessária para o futuro. “Do ponto de vista ambiental, a ferrovia é imbatível e se conseguirmos que os comboios tenham espaço para guardarmos bicicletas estamos a dar um contributo muito importante para uma vida mais saudável e mais sustentável”, afirmou, citado pelo Jornal de Notícias.

O ministro das Infraestruturas salientou ainda que “dentro de alguns meses” será lançado um Centro Tecnológico da Ferrovia em Guifões, que pretende não só ser “o principal centro ferroviário nacional”, mas “um dos principais centros ferroviários da Europa”.

Na visita, estiveram também presentes a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e o presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem