vinyclean

Primeira Liga Pro Skate arranca no Porto já no próximo mês

Primeira Liga Pro Skate arranca no Porto já no próximo mês

A cidade do Porto vai ser palco da nova Liga Pro Skate, um circuito anual composto por sete etapas que pretende levar a modalidade até aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde terá a sua estreia. O evento acontece de 6 a 9 de maio, no Skate Park de Ramalde, sendo “a única [etapa] em Portugal a pontuar para o ranking mundial”, avançou a Câmara Municipal. 

A prova, organizada pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e pela Câmara Municipal do Porto, foi apresentada na quinta-feira. Um dos objetivos é “ajudar Portugal a passar dos atuais 350 atletas federados para cerca de 10 mil aquando dos Jogos Olímpicos de Paris 2024”. 

Além de uma prova destinada aos mais jovens, a iniciativa conta ainda com uma prova para atletas que disputam o ranking mundial e procuram a qualificação para os Jogos Olímpicos. De acordo com Paulo Ribeiro, coordenador nacional do Comité Técnico de Skate da FPP, o momento acontece de forma a haver “competição de maior nível e competitividade que possa, também, dar maior experiência para os atletas de segunda ou terceira linha de desenvolvimento nacional”. 

Durante a sessão, Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da autarquia, disse esperar que seja na etapa portuense que se faça “o pleno do número de atletas que é possível qualificar para os Jogos Olímpicos”. 

Devido ao atual contexto de pandemia, o evento não terá público. As sessões de treino acontecem já nos dias 6 e 7 de maio, enquanto no dia seguinte se joga a “Liga Nacional” e do “Open Qualifer”. Já as semifinais acontecem no domingo, dia 9 de maio. 

As finais serão transmitidas em direto na Sport TV. 

Depois do Porto, a Liga Pro Skate cumprirá mais seis etapas: em Aveiro, nos dias 17 a 20 de junho, Almada, de 1 a 4 de julho, Cascais, 15 a 18 de julho, Faro, de 9 a 12 de setembro, Mealhada, de 23 a 26 de setembro, e Lisboa, de 28 a 31 de outubro.  

As inscrições podem ser feitas através da página oficial da Liga Pro Skate, apenas por atletas federados inscritos na FPP.

Durante a apresentação da prova, Catarina Araújo revelou já estar em curso o projeto de alargamento do Skate Park de Ramalde, que deverá estar concluído no verão do próximo ano. 

“Vamos alargar a nossa capacidade de resposta, fazendo uma ampliação deste equipamento desportivo para que possamos receber mais gente e proporcionar novos desafios. Vamos ter algumas novidades, como a famosa piscina, e outro tipo de obstáculos que vão contribuir para que possamos despertar o interesse nesta modalidade”, destacou. 

O investimento municipal é de 150 mil euros. 

De referir que de acordo com a Federação de Patinagem de Portugal, o skate foi a modalidade com maior procura e desenvolvimento nas escolas portuguesas no ano passado, com um crescimento de 20 a 25% por mês.

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-ha-10-anos-a-mesa-consigo/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=100521-ta5&utm_campaign=sabebem61

Viva! no Instagram. Siga-nos.