PUB
Recheio 2024 Profissional

Primeira incubadora da Agência Espacial Europeia na região Norte instala-se no UPTEC

Primeira incubadora da Agência Espacial Europeia na região Norte instala-se no UPTEC
Durante a atividade da ESA BIC, o UPTEC vai apoiar o desenvolvimento de negócio de dez empresas de tecnologia espacial.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A ESA – Agência Espacial Europeia lança hoje, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, uma incubadora de empresas em Portugal que visa promover a criação de startups que apliquem tecnologia espacial noutros sectores, como saúde, energia, transporte e segurança.
Durante cinco anos, a ESA BIC (European Space Agency – Business Incubation Center) pretende apoiar a criação de 30 empresas e 120 postos de trabalho, no Porto, Coimbra e Cascais. A incubadora será gerida por um consórcio liderado pelo IPN- Instituto Pedro Nunes e do qual fazem parte o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e a Agência DNA Cascais.
O UPTEC irá acolher duas empresas por ano, o que representa, durante os cinco anos, o apoio a 10 empresas que apliquem tecnologia espacial. As startups beneficiarão da rede de parceiros do UPTEC e da U.Porto e receberão suporte técnico e apoio ao desenvolvimento de negócio, durante os dois anos de incubação. Cada empresa apoiada receberá também um incentivo de €50.000 durante o período de incubação.
A implementação da ESA BIC no UPTEC envolveu vários parceiros institucionais, nomeadamente a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto, a Porto Business School, a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o ISEP – Instituto Superior de Engenharia da Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile