PUB
Recheio 2024 Institucional

Primavera Sound é diversão mas também é lucro de milhões para o Porto

Primavera Sound é diversão mas também é lucro de milhões para o Porto

Foi mais uma edição do Primavera Sound e, novamente, recheada de sucesso. Este ano, estiveram presentes cerca de 100 mil pessoas no Parque da Cidade, que além de aproveitarem a música e as memórias, deixaram um significativo impacto económico. 

Com um gasto médio diário de 397,87 euros na cidade e de 42,28 euros no recinto do festival, o público gerou um impacto económico total de 43,4 milhões de euros, de acordo com um estudo feito pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC.

Para chegar aos números em questão e muitos outros indicadores, estes basearam-se nas despesas feitas em alojamento, refeições, cultura/lazer, viagens e deslocações na cidade, entre outras.

A maior despesa foi com alojamento (117,74 euros diários), sendo que 29,8% dos inquiridos ficaram em hotéis, 27% em casas de amigos ou familiares, 21% em alojamento local e 11,1% em hostels.

Já em termos de gastos em restauração, a média diária foi de 51,53 euros. Em cultura/lazer, os gastos foram de 39,64 euros e também contribuíram para o impacto económico.

De acordo com a Câmara do Porto, 14,1% dos visitantes do Primavera Sound Porto eram estrangeiros, com destaque para espanhóis (18,7%), ingleses (14%), brasileiros (12,3%), alemães (4,7%) e italianos (4,7%).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Incluindo os residentes fora da Área Metropolitana do Porto, 91,8% dos participantes de fora do Porto foram à cidade exclusivamente para o festival. Do total, 43% aproveitaram a estadia para visitar o Centro Histórico, 24% para conhecer monumentos ou museus, 20% dedicaram-se ao comércio, 18% às atividades gastronómicas e degustação de vinhos, e 13% à diversão noturna da cidade.

Entre o público residente em Portugal, 29,3% não eram portuenses. Dentro desta fatia de “não-portuenses”, 30,4% vieram de Lisboa, 13,3% de Braga, 13% de Aveiro, 5,4% de Coimbra e 4,7% de Setúbal.

Ao avaliar o festival numa escala de 1 a 5, o grau de satisfação do público com o Primavera Sound Porto foi de 4,2. O local do evento teve a maior média de satisfação (4,3), seguido da cenografia (4,2), da restauração (4,2), da programação musical (4,0) e da organização do festival (4,0).

Posto isto, os números são bons, no entanto há sempre margem para melhorias. De qualquer forma, como a VIVA noticiou recentemente, o Primavera Sound vai voltar ao Porto em 2025 e os dias já estão escolhidos: de 12 a 14 de junho.

Fotografia: Porto.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz