PUB
CMPorto

Previstos 84 novos hotéis no Porto

Previstos 84 novos hotéis no Porto

Deram entrada na Câmara do Porto 98 processos de licenciamento para novos empreendimentos turísticos, dos quais 84 são hotéis, a maior parte deles localizados no centro histórico.

No primeiro semestre de 2020 manteve-se a aposta no setor hoteleiro, estando a decorrer 111 processos de licenciamento de empreendimentos turísticos, dos quais 88% destinam-se a novas unidades. Os dados constam do boletim estatístico de julho de 2020, consultado pela Agência Lusa e citado pelo Diário Económico.

Segundo a autarquia, e de acordo com os órgãos de comunicação referidos, dos 98 processos para novos empreendimentos turísticos, 23% estão em curso, 29% tem projeto de arquitetura aprovado, 9% já tem decisão final e nos restantes 39% decorre o prazo do alvará de obras.

Dos 98 processos de licenciamento, 84 dizem respeito a hotéis, 13 a apartamentos turísticos e apenas um a turismo de habitação.

A informação recolhida mostra que 86% dos processos são para hotéis, com a aposta a concentrar-se principalmente em unidades de quatro estrelas (52%) e cinco estrelas (19%), representando 82% das novas unidades hoteleiras previstas na cidade.

Estes projetos poderão representar um investimento estimado de quase 193 milhões de euros, aponta o documento que tem como objetivo monitorizar e caracterizar o licenciamento de empreendimentos turísticos, documentando a perspetiva de crescimento da oferta na cidade do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A concretização dos processos em curso para novos empreendimentos turísticos permitirá um aumento de 84% da oferta hoteleira na cidade, passando de 117 para 215 unidades, indicam os dados do boletim de julho.

A capacidade de alojamento passará assim das atuais 13.761 para 21.488 camas, um crescimento de 56%.

Os novos empreendimentos turísticos vêm aumentar a oferta com especial incidência nas freguesias de Santo Ildefonso (33%), Cedofeita (12%), Bonfim (11%) e Sé (11%), que representam 67% do total das novas unidades hoteleiras previstas. Em Aldoar não existe, nem está previsto, qualquer empreendimento turístico.

No centro da cidade, estes novos empreendimentos localizam-se essencialmente nos Aliados (seis), Gonçalo Cristóvão (seis), Bonjardim (cinco), Santa Catarina (quatro), para além de D. João IV (três), Infante D. Henrique (três), e por fim, Alexandre Herculano, Duque de Loulé, Entreparedes, Flores, Monchique e S. João com dois empreendimentos cada.

Ainda segundo a Lusa, estas artérias poderão concentrar 40% do total da oferta hoteleira prevista.

De referir que os dados do boletim são suportados pelos elementos constantes nos processos em curso no Departamento Municipal de Gestão Urbanística e na informação disponível no Portal do Turismo de Portugal – Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos (RNET).

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem