Philips

Prestigiada escola de programação escolhe Porto para se instalar

Prestigiada escola de programação escolhe Porto para se instalar

A Escola 42, considerada uma das melhores de programação do mundo, vai instalar-se no Porto, concretamente no 3.º piso do antigo Palácio dos Correios, na Avenida dos Aliados.

Embora a inauguração só aconteça a 14 de julho, existem já algumas centenas de candidatos. O programa irá arrancar a 31 de outubro depois do período prévio de avaliação do programa, que irá decorrer durante o verão.

Atualmente espalhada por 25 países de todos os continentes do mundo e com mais de 15 mil alunos, aquilo que difere “esta das outras escolas é o modelo pedagógico”, sublinhou o diretor da 42 Porto, de acordo com o Jornal de Notícias.

Segundo Pedro Santa Clara, “a necessidade de profissionais com competências em tecnologia é crescente e cada vez mais transversal a todas as indústrias”, sendo que “esta nova escola vai oferecer o programa a todos aqueles que no norte do país queiram desenvolver competências em tecnologia”.

Para entrar, os candidatos têm de passar por uma espécie de treino prévio, durante 28 dias, “para a aprendizagem de bases na programação”. A 42 Porto pretende realizar quatro destes ensaios, três deles no verão e os aprovados nessa fase poderão então frequentar o programa de formação da escola.

A diretora executiva da 42 Porto, Mafalda Sousa Guedes, frisou que a escola é “inclusiva e flexível”, uma vez que os candidatos têm apenas de ser maiores de idade e não existem horários predefinidos, podendo construir o seu próprio plano de aprendizagem e trabalhar ao próprio ritmo.

Apesar do “estilo livre” do modelo pedagógico, Mafalda Sousa Guedes referiu que é necessário haver dedicação por parte dos os estudantes que até aprendem mais “com a procura do conhecimento e realização de desafios”.

“A dedicação deles é essencial, caso contrário não passam os desafios. É como estar a aprender a tocar guitarra e só pegar nela uma vez por mês”, reiterou.

Referir que os alunos não terão de se preocupar com os custos do programa, que é 100% gratuito, pois serão apoiados por mecenas como a Câmara Municipal do Porto, a Sonae, a SaltPay, entre outros.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes