Comida Fresca - Dia dos Namorados - PD

Presidente da República no Porto para entregar prémio a José Tolentino Mendonça

Presidente da República no Porto para entregar prémio a José Tolentino Mendonça

O cardeal português José Tolentino Mendonça foi o vencedor da primeira edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho. A cerimónia de homenagem terá lugar esta segunda-feira, 19 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto.

A sessão vai ser dirigida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contará com a presença de mais 150 personalidades do meio político, académico e empresarial português, entre elas Elisa Ferreira, Artur Santos Silva, Eduardo Catroga, João Luís Barreto Guimarães e Mário Ferreira.

De referir que o galardão da Fundação Ilídio Pinho, no valor de 100 mil euros, distingue as personalidades que trabalham na “promoção, divulgação e defesa dos valores da portugalidade”.

Segundo destaca a Câmara Municipal do Porto, trata-se do “maior valor pecuniário atribuído em Portugal e exclusivamente português, no montante de 100 mil euros”.

O júri do prémio é composto pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, pelo presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Alberto Pinheiro e Silva, e pelos reitores da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, e da Universidade Católica, Isabel Gil.

Além do valor pecuniário do prémio, o cardeal nascido em Machico, na Madeira, e que recentemente foi nomeado pelo Papa Francisco prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, será ainda agraciado com uma medalha desenhada, propositadamente para a ocasião, pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Foto: Facebook Cardeal Dom José Tolentino Mendonça

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem