O Teatro Nacional São João (TNSJ) celebra este sábado, dia 7 de março, os 100 anos da inauguração do edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva. O programa das comemorações abrange várias atividades abertas a toda a cidade.
A cerimónia oficial das comemorações está marcada para as 20h30 e vai contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, que irá também acompanhar várias ações do Centenário, como a visita guiada ao Mosteiro de São Bento da Vitória, às 10h30, e a apresentação dos clubes de teatro do TNSJ, às 15h00, no Teatro Carlos Alberto. De referir a cerimónia oficial das comemorações dará ainda a conhecer os eixos estratégicos das várias atividades que têm investimento do NORTE 2020.
O momento alto da celebração será a apresentação, pelas 22h, peça “Turismo Infinito”, uma das produções mais memoráveis do TNSJ, com encenação de Ricardo Pais. Na plateia do TNSJ estará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa.
As comemorações começam logo pela manhã, com visitas guiadas ao Teatro Nacional São João (entre as 10h e as 18h) – orientadas por Luís Soares Carneiro, João Reis, António Durães, João Carreira, Emília Silvestre, Nuno Carinhas, Francisca Carneiro Fernandes e Eduardo Paz Barroso – e ao Mosteiro de São Bento da Vitória (às 10h30 e às 12h30).
Até às 18h, no Mosteiro, o público poderá ainda conhecer a exposição “Noites Brancas”, que reúne objetos e cenografia de espetáculos do TNSJ e que acaba de ser totalmente renovada. Também no Mosteiro de São Bento da Vitória, destaque ainda para a leitura de textos da pós-graduação em Dramaturgia da ESMAE (das 17h às 19h). J
Para o Teatro Carlos Alberto estão programadas duas iniciativas: uma masterclass de Nuno Cardoso (das 11h às 13h) e a apresentação dos Clubes de Teatro Sub-18 e Sub-88 (das 15h00 às 17h00).
A Praça da Batalha acolhe, às 16h, a projeção da peça “Castro”, encenada por Nuno Cardoso, diretor artístico do TNSJ, e que vai estar em cena, à mesma hora, no Teatro Aveirense.
As iniciativas são todas de entrada gratuita, até que à lotação dos espaços. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 10h.
Foto: João Tuna