As ruas do centro histórico do Porto vão receber, já na próxima sexta-feira, 15 de dezembro, o desfile do “Presépio ao Vivo”, realizado pelas instituições sociais e paróquias do Centro Histórico, entre os quais o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, Centro Social e Paroquial de S. Nicolau, a Paróquia de Miragaia e Centro Social da Sé Catedral.
O objetivo da iniciativa, segundo adianta a Câmara Municipal do Porto, é retratar o “percurso dos reis magos a caminho do presépio”. Com início no Terreiro da Sé e término no Largo de São João Novo, o percurso vai contar com “dezenas de figurantes”.
“Os três reis magos, montados a cavalo, serão seguidos de crianças, adultos e idosos da comunidade do Centro Histórico, vestidos a pastores, animados por um grupo de cantares”, lê-se na nota divulgada.
No final, será montado o Presépio Vivo, na Igreja de S. João Novo, onde será encenada a entrega dos presentes dos reis magos ao menino Jesus e se assistirá a um “pequeno espetáculo musical”, com o Coro Gospel “Wallow Choir”.
As artérias onde o trânsito vai estar condicionado
Na sequência da realização deste “importante evento natalício”, a autarquia informou que será necessário proceder ao condicionamento de trânsito com corte de via, entre as 20h45 e as 22h30, em 9 artérias da cidade:
– Terreiro da Sé;
– Calçada de Vandoma;
– Avenida de D. Afonso Henriques;
– Rua de Mouzinho da Silveira, no troço compreendido entre a Avenida de D. Afonso Henriques e a Rua de Trindade Coelho;
– Rua de Trindade Coelho, no troço compreendido entre a Rua de Mouzinho da Silveira e a Rua das Flores;
– Rua das Flores, no troço compreendido entre a Rua de Trindade Coelho e o Largo de S. Domingos;
– Largo de S. Domingos;
– Rua de Belomonte;
– Largo de S. João Novo.
Foto: Filipa Brito (CM Porto)