PUB
Recheio 2024 Institucional

Presença de golfinhos nas praias do Norte é normal mas pessoas devem afastar-se

Presença de golfinhos nas praias do Norte é normal mas pessoas devem afastar-se
O avistamento de golfinhos pela costa do Norte do país tem acontecido nos últimos dias e é algo considerado normal, no entanto as pessoas não devem tentar o contacto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta semana têm surgido nas redes sociais relatos de múltiplos utilizadores que dão conta do avistamento de golfinhos entre Vila Nova de Gaia e Vila do Conde, por exemplo.
A investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, Catarina Eira, disse à Lusa que “o avistamento de golfinhos na costa é perfeitamente normal. Acontece com frequência, só que as pessoas não estão alertadas e então não notam. Da nossa costa é possível ver golfinhos-comuns e botos, sendo que os botos se aproximam bastante”.
O comandante da Zona Marítima do Norte, Teixeira Pereira, realçou também a normalidade do fenómeno e reconheceu não haver um registo dos avistamentos, exceto quando envolvem acidentes ou quando os animais dão à costa.
O responsável lembrou ainda que as condições do mar no Norte têm estado “muito favoráveis, com pouca agitação marítima”, o que faz com que seja “mais visível os animais virem à tona”.
Teixeira Pereira sublinhou também que as pessoas não devem perturbar os animais, acrescentando que, caso um golfinho chegue à areia, deve ser contactada de imediato a Polícia Marítima.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce