PUB
CIN - Branco Perfeito

Prémio BES Revelação já tem vencedores

Prémio BES Revelação já tem vencedores

De acordo com o comunicado divulgado na segunda-feira, cada vencedor receberá uma bolsa de produção no valor de 7.500 euros, que lhe permitirá produzir os projetos a serem apresentados no Museu de Arte de Contemporânea de Serralves, em outubro.
O júri selecionou por unanimidade os projetos apresentados a concurso por Diogo Evangelista, Nádia Ribeiro e André Romão.
Diogo Evangelista apresentou a concurso um projeto de vídeo “falsamente documental” que reflete sobre os “arquétipos de deserto, sonho, ilusão, utopia e paraíso”, associando “o planeta Marte a um paraíso perdido, representado pelas ilhas de Mauna Kea, no Havai, Faial, nos Açores, Nova Guiné, na Indonésia e Lanzarote, nas Ilhas Canárias”, explicou o artista. Já o objetivo de Nádia Ribeiro foi o de apresentar uma série de imagens que testemunham a degradação de um conjunto de flores, sublinhando a relação da fotografia com a temporalidade, recorrendo a diversos processos fotográficos. André Romão venceu o concurso com a proposta de trabalho de projeção de um vídeo que apresenta uma colagem de todos os fragmentos do friso ocidental do Pártenon que testemunha e sintetiza, no seu desmembramento, a história do Ocidente.
O júri da 9.ª edição foi composto por Guillaume Désanges, curador independente que trabalha em Paris, Marina Fokidis, diretora da Kunsthalle Athena, em Atenas, e da revista South, Nav Haq, curador no MHKA, Antuérpia, e Filipa Ramos, curadora independente portuguesa que trabalha e vive entre Londres e Milão.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer