Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Preços das portagens nas autoestradas mantêm-se em 2020

Preços das portagens nas autoestradas mantêm-se em 2020

No próximo ano, o preço das portagens nas autoestradas não vai sofrer alterações, tendo em conta a taxa negativa de inflação homóloga, sem habitação, de outubro, divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de inflação, sem habitação, em outubro, no Continente, situou-se em -0,13% face ao homólogo de 2018, de acordo com a informação divulgada pelo INE, pelo que haverá uma estabilização dos preços das portagens no próximo ano.

Segundo explica o Notícias ao Minuto, a fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e determina que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

De recordar que em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de terem subidas de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes