
Está quase na hora de comprar as pipocas, que os filmes vêm aí. Em época de verão, o Batalha Centro de Cinema troca as salas pela frescura do ar livre. De 19 a 22 de julho, o programa “Oásis” promete prender muitos espectadores aos ecrãs da Praça da Batalha.
Num programa com curadoria de Dário Oliveira (programador cinematográfico) e Garbiñe Ortega (produtora em Espanha), o cinema ao ar livre arranca no dia 19 de julho com “Do The Right Thing”, do icónico Spike Lee. O filme do cineasta norte-americano retrata a história de um choque cultural entre as comunidades negra e italiana, onde ficam patentes as ideias de Martin Luther King e Malcolm X.
Se é fanático por música, e mais concretamente por jazz, então o nosso conselho é que marque na sua agenda o dia 20 de julho (quinta-feira). Nesse dia, poderá assistir a “Jazz on a Summer’s Day”, de Bert Stern, num filme que promete fazê-lo recuar até 1958, aquando do emblemático Festival de Jazz de Newport.
Chegado o fim-de-semana, é altura de descansar. Descansar, quer dizer… de se divertir, porque o programa convida-o a cantar e a dar um pezinho de dança. Na sexta-feira, dia 21, a Praça da Batalha recebe “Grease”, de Randal Kleiser, numa versão que promete puxar pelo público, ao som do musical que tem como protagonistas John Travolta e Olivia Newton-John.
Como tudo que é bom tem um fim, surge, finalmente, “Olho da Rua”, da autoria de Jonathas de Andrade, num formato filme-concerto. Dessa forma, é ao som de Homero Basílio, Antônio Barreto e Emerson Rodrigues que os filmes ao ar livre terminam na Batalha, dia 22 de julho, sábado.
A Praça da Batalha recebe, de 19 a 22 de julho, sessões de cinema ao ar livre, a começar sempre às 21h30.
A entrada é gratuita.
Foto: Ágora