PUB
Recheio 2024 Institucional

Pousada de Juventude do Porto será estrutura de apoio a pessoas com teste negativo à Covid-19

Pousada de Juventude do Porto será estrutura de apoio a pessoas com teste negativo à Covid-19

O Governo acolheu a proposta do presidente da Câmara do Porto para que a Pousada da Juventude integrasse o plano distrital de resposta à Covid-19. O equipamento vai receber pessoas com teste negativo, que precisem de ser separadas de outras, dentro do mesmo núcleo familiar ou instituição, que tenham testado positivo.

Numa nota publicada terça-feira na sua página oficial, a Câmara do Porto garante ter operacionais um conjunto de respostas reforçadas para neutralizar a evolução da Covid-19, nomeadamente a Pousada da Juventude, que foi proposta como estrutura de retaguarda para receber pessoas com teste negativo, que tivessem de ser separadas de outras, dentro do mesmo núcleo familiar ou instituição que testassem positivo à infeção pelo novo coronavírus.

“Essa proposta foi agora acolhida pelo Ministério da Saúde, estando pronta a ser operacionalizada. Para manter a estrutura, o Município do Porto está disponível a apoiar com uma verba mensal de 50 mil euros”, indica a autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ao Observador o gabinete do Secretário de Estado da Mobilidade e coordenador Regional Norte da Covid-19, Eduardo Pinheiro, avançou que “as instalações da Pousada da Juventude serão disponibilizadas a partir de 1 de novembro para reforçar a estrutura distrital de resposta à Covid-19”. A coordenação do processo será da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto.

De salientar que, indica o Porto., os dois centros hospitalares da cidade (Santo António e São João) reiteraram à Câmara que não há necessidade de reativar o hospital de campanha, que esteve instalado Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, entre abril e maio.

A Câmara do Porto irá também ceder as instalações da antiga Escola Básica António Aroso à ARS Norte, para alargamento da Área Dedicada aos Doentes Respiratórios no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Porto Ocidental. A proposta, aprovada por unanimidade na segunda-feira, em reunião do executivo, indica que a cedência, em regime de comodato, tem a duração de seis meses, período que pode vir a ser prolongado caso a situação epidemiológica persista.

Foto: Pousada da Juventude

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
Amanhecer3