PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugueses têm medo de ir aos hospitais

Portugueses têm medo de ir aos hospitais

Um inquérito realizado entre os dias 6 e 9 de abril pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica revela que, dos 1700 inquiridos, 74% admitiram ter medo de se deslocarem aos hospitais, centros de saúde e consultórios médicos, devido à Covid-19.

De acordo com o jornal Público, cerca de 26% dos participantes no inquérito revelaram mesmo que, por causa do novo coronavírus, já deixaram de procurar cuidados médicos. Entre as pessoas que dizem pertencer a grupos de risco, a percentagem subiu para os 32%.

Ainda de acordo com o inquérito realizado pelo Cesop, 23% da população portuguesa considera que, neste momento, o seu estado geral de saúde física está pior do que antes da crise sanitária as ter fechado em casa. Os jovens são os principais afetados (33%). Já nas pessoas com 65 ou mais anos de idade, a percentagem desce para os 17%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Perto de 35% dos inquiridos admitiram agora estar pior no que diz respeito à saúde mental, que antes da crise. Relativamente a idades, a percentagem dos que dizem sentir-se pior do que há um mês, no intervalo dos 35 aos 44 anos de idade, é de 49%; entre os 25 e 34 anos, a percentagem é de 44%, a mesma proporção registada na faixa etária entre os 18 e os 24 anos de idade.

Entre os mais velhos, apenas 25% acusam os efeitos do isolamento social na sua saúde mental.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3