PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugueses sorriem cada vez menos

Portugueses sorriem cada vez menos
A investigação “Uma década de sorriso em Portugal” analisou quase 400 mil fotografias publicadas na imprensa, concluindo que “os portugueses sorriem muito pouco”, comportamento que se acentuou nos últimos dois anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O estudo “Uma década de sorriso em Portugal”, apresentado esta quinta-feira no Porto, concluiu que os portugueses sorriem muito pouco, apontando para uma “drástica e preocupante  diminuição na frequência e intensidade do sorriso sobretudo nos últimos  dois anos. A investigação analisou, de 2003 a 2013, quase 400 mil fotografias publicadas na imprensa e concluiu  que “os portugueses sorriem muito pouco e tal comportamento acentuou-se  assustadoramente nos últimos dois anos”. De acordo com Freitas Magalhães, autor do estudo e diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Faculdade de Ciências  da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, os resultados da análise ao sorriso dos portugueses durante o segundo semestre de 2013 revelam uma expressiva diminuição na frequência e intensidade,  a maior desde o início do estudo em 2003, o que é “muitíssimo preocupante  em termos de saúde dos portugueses”.
As mulheres continuam a sorrir mais do que os homens, apesar do “registo descendente acentuadíssimo” em relação a 2012, independentemente da idade. Os homens, por sua vez, apresentam um sorriso fechado a partir dos 60 anos e as crianças são as que continuam a apresentar mais e frequentemente o sorriso largo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil