CIN - Branco Perfeito

Portugueses precisam de poupar água

Portugueses precisam de poupar água

A água assume uma importância fundamental na vida do planeta Terra, maioritariamente composto por esta substância. Um prestígio que se reafirma no dia a dia de cada cidadão, na sua vida e nos seus comportamentos. E, por isso, a poupança da água sempre foi crucial.

“Um português consome, em média, 187 litros de água por dia. As Nações Unidas recomendam 110 litros que é a quantidade de água que se calcula necessária para um ser humano satisfazer as necessidades básicas diárias. Fazendo contas, se um português gasta mais 77 litros de água por dia do que devia”, como partilhava, em 2019, um artigo das Notícias Magazine.

Numa altura em que as notícias sobre a seca meteorológica se abateram sobre o país que, desde o início de 2022 não teve fenómenos de precipitação, a poupança de água ganha novos contornos. Em causa já não está apenas a questão monetária, mas sim os impactos que a falta de água pode vir a provocar na agricultura e na pecuária, e na qualidade de vida da população.

Adult, Woman, Showering, Shower, Fresh, Clean, Bath

Para ver a conta da água diminuir e, consequentemente, assegurar a proteção dos ecossistemas é essencial que cada cidadão adote comportamentos conscientes, nomeadamente no que respeita aos minutos que dispensa no banho.

De acordo com os especialistas, os banhos devem ser rápidos e, preferencialmente, o momento do ensaboamento deve ser feito com a água desligada, uma vez que, dessa forma, será possível economizar uma média de 130 litros de água. Além disso, antes de a água estar na temperatura ideal são também desperdiçados vários litros, que podem ser reutilizados em outras tarefas, como, por exemplo, na rega das plantas. Para isso, basta colocar um balde por baixo do chuveiro e/ou torneira e, assim, aproveitar toda a água que seria desperdiçada em vão. 

O mesmo cuidado deve ser tido ao lavar a loiça e na lavagem dos dentes ou ao fazer a barba. As torneiras devem permanecer desligadas sempre que não são necessárias, de forma a economizar-se a maior quantidade de água possível.

Ainda na casa de banho é possível reduzir a quantidade de água utilizada ao diminuir o número de descargas do autoclismo, causador, de acordo com os especialistas, por 30% do consumo de água de uma casa habitada. Outra dica é ter sempre um garrafão com água reaproveitada para utilizar…

Watering, Watering Can, Man, Vietnam, Farmer

A parte exterior da casa é também responsável por um grande consumo de água, seja nas plantas, no jardim ou nas limpezas habituais. O jardim, por exemplo, deve ser regado ao amanhecer ou ao final do dia, de forma a evitar as horas de maior evaporação.

Por sua vez, as plantas podem e devem ser regadas com água reutilizada de outras tarefas, como o banho, e se, por ventura, precisar de lavar o carro deve optar por fazê-lo com um balde e uma esponja e utilizar a água apenas no momento do enxaguamento.

Mais do que nunca, precisamos de estar atentos a todos os sinais, inclusive uma mera torneira a pingar, capaz de desperdiçar uma média de 16 mil litros de água por ano. Devemos optar pelas mais diversas formas de preservar o recurso mais valioso do Planeta: a água. Porque hoje ela ainda existe, mas amanhã não sabemos…

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem