PUB
CIN - Branco Perfeito

Portugal sobe posição no ranking de países mais felizes do mundo

Portugal sobe posição no ranking de países mais felizes do mundo

Depois de, no último ano, ter atingido a 59.ª posição no World Hapiness Report, em português Relatório de Felicidade Mundial, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), Portugal subiu, agora, três posições no último relatório divulgado, que teve por base os anos de 2019, 2020 e 2021, marcados pela pandemia de covid-19.

O país surge, este ano, em 56.º lugar, entre os 146 países que integram a lista.

Casas De Madeira, Centro Histórico, Fluxo, Finlandês

O relatório dos países mais felizes do mundo é novamente liderado pela Finlândia, que se encontra na primeira posição pelo quinto ano consecutivo. Segue-se a Dinamarca, em segundo, e a Islândia, em terceiro, que completam, assim, o top3.

Nas oito primeiras posições surgem mais dois países nórdicos, Suécia e Noruega, que se encontram, respetivamente, em sétimo e oitavo lugares. Suíça, em quarto lugar, Holanda, em quinto, Luxemburgo, em sexto, Israel, em nono e Nova Zelândia, em décimo, são os seguintes países mais destacados no índice de felicidade mundial.

Além de Portugal (56.º), também França subiu na classificação do relatório, atingindo, inclusive, a posição mais alta até então, em 20.º lugar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em contrapartida, o Canadá foi o país que atingiu a classificação mais baixa de sempre (15.º).

Eléctrico, Comboio, Viajar Por, Lisboa, Portugal

Segundo o relatório, os níveis de avaliação “permaneceram bastante estáveis durante os dois anos de covid-19”. “Consistente com a tendência de convergência de felicidade entre a Europa Oriental e Ocidental, os três países com maior crescimento nas avaliações médias de vida nos últimos 10 anos foram a Sérvia, Bulgária e a Roménia, com ganhos médios de 1,4 pontos na escala de 0 a 10”, lê-se.

A análise em causa teve em consideração a avaliação de um conjunto de critérios, nomeadamente o PIB per capita, a expectativa de uma vida saudável, os apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção.

O top20 dos países mais felizes do mundo, de acordo com o World Hapiness Report:

Lago, Montanhas, Cabana, Mountain Lake
  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suíça
  5. Holanda
  6. Luxemburgo
  7. Suécia
  8. Noruega
  9. Israel
  10. Nova Zelândia
  11. Áustria
  12. Austrália
  13. Irlanda
  14. Alemanha
  15. Canadá
  16. Estados Unidos
  17. Reino Unido
  18. República Checa
  19. Bélgica
  20. França
PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem