Depois de, no último ano, ter atingido a 59.ª posição no World Hapiness Report, em português Relatório de Felicidade Mundial, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), Portugal subiu, agora, três posições no último relatório divulgado, que teve por base os anos de 2019, 2020 e 2021, marcados pela pandemia de covid-19.
O país surge, este ano, em 56.º lugar, entre os 146 países que integram a lista.
O relatório dos países mais felizes do mundo é novamente liderado pela Finlândia, que se encontra na primeira posição pelo quinto ano consecutivo. Segue-se a Dinamarca, em segundo, e a Islândia, em terceiro, que completam, assim, o top3.
Nas oito primeiras posições surgem mais dois países nórdicos, Suécia e Noruega, que se encontram, respetivamente, em sétimo e oitavo lugares. Suíça, em quarto lugar, Holanda, em quinto, Luxemburgo, em sexto, Israel, em nono e Nova Zelândia, em décimo, são os seguintes países mais destacados no índice de felicidade mundial.
Além de Portugal (56.º), também França subiu na classificação do relatório, atingindo, inclusive, a posição mais alta até então, em 20.º lugar.
Em contrapartida, o Canadá foi o país que atingiu a classificação mais baixa de sempre (15.º).
Segundo o relatório, os níveis de avaliação “permaneceram bastante estáveis durante os dois anos de covid-19”. “Consistente com a tendência de convergência de felicidade entre a Europa Oriental e Ocidental, os três países com maior crescimento nas avaliações médias de vida nos últimos 10 anos foram a Sérvia, Bulgária e a Roménia, com ganhos médios de 1,4 pontos na escala de 0 a 10”, lê-se.
A análise em causa teve em consideração a avaliação de um conjunto de critérios, nomeadamente o PIB per capita, a expectativa de uma vida saudável, os apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção.
O top20 dos países mais felizes do mundo, de acordo com o World Hapiness Report:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suíça
- Holanda
- Luxemburgo
- Suécia
- Noruega
- Israel
- Nova Zelândia
- Áustria
- Austrália
- Irlanda
- Alemanha
- Canadá
- Estados Unidos
- Reino Unido
- República Checa
- Bélgica
- França