CIN - Branco Perfeito

Portugal repleto de “maravilhas” para visitar este verão

Portugal repleto de

Embora conhecido por muitos como um país pequeno, Portugal tem um território com enorme diversidade paisagística. Muito dificilmente conseguiríamos encontrar noutro país paisagens tão diferentes como as cascatas do Gerês, as praias do Algarve ou as lagoas do Arquipélago dos Açores.  

Assim, além de um rico patrimônio histórico, cultural e religioso, Portugal guarda também belezas naturais de tirar o fôlego, que devem ser aproveitadas e potenciadas a nível turístico, bem como protegidas da intervenção humana.

No caso das 7 maravilhas naturais de Portugal eleitas estão incluídos destinos de norte a sul do país, com a representação das ilhas da Madeira e dos Açores também.

@MaravilhasdoGerês

Começando pelo Norte, mais propriamente entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, no Gerês, é possível encontrar a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional.

Aqui a atividade humana complementa-se na perfeição com a natureza, preservando-se tradições e valores muito antigos, bem patentes em aldeias comunitárias como Pitões das Júnias e Tourém.

Nas Serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês, que integram o Parque, correm rios e ribeiras que se precipitam em cascatas e estendem depois em albufeiras.

Por vezes é possível avistar um corço, símbolo do Parque, ou o seu predador, o lobo ibérico. Também podem encontrar-se os garranos, pequenos cavalos selvagens que correm livremente pelos montes, assim como os bovinos de raça barrosã e os cães de Castro Laboreiro, de pelo escuro, guardando os rebanhos.

dicasdelisboa.com

Entre as mais imponentes de Portugal, as grutas de Mira de Aire, também integram a lista das 7 maravilhas, pelas suas características especiais e raras. No total, existem pelo menos 11,5 quilómetros de galerias conhecidas. Destas, cerca de 600 metros podem ser visitados e é mesmo possível jantar dentro da gruta, a 80 metros de profundidade. Inauguradas a 11 de agosto de 1974, já receberam mais de 7 milhões de visitantes.

Mais a Sul, a Praia do Portinho da Arrábida é considerada uma das mais belas de Portugal devido às suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas que contrastam com a verdejante vegetação da Serra.

Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando, contudo, interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

Além destas “maravilhas” destacam-se ainda o Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, a Floresta da Laurissilva, na Ilha da Madeira e a Paisagem vulcânica da Ilha do Pico e Lagoa das Sete Cidades, no Arquipélago dos Açores.

Fotografia: TripAdvisor

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem