Santander Escolhas 1

Portugal pode ter a maior árvore de Natal do mundo em crochet

Portugal pode ter a maior árvore de Natal do mundo em crochet

Há um grupo de 70 mulheres, do concelho de Loures, que está a construir uma árvore de natal em crochet, de 17 metros. O principal objetivo é promover o convívio e bater o recorde mundial do «Guiness».

Esta iniciativa está a ser desenvolvida desde maio deste ano pela Associação de Moradores Unidos da Apelação (AMUA). Tudo começou como uma “pequena brincadeira”, que pretendia “apenas tirar a população mais idosa de casa”, explicou à agência Lusa a coordenadora do projeto, Catarina Canelas.

“Nunca pensámos que este projeto tivesse tanto sucesso. Pensámos inicialmente numa árvore pequena, de 3/4 metros e, depois, como percebemos que iria ser muita gente nele envolvida, avançámos para uma árvore de 17 metros e fizemos uma candidatura ao «Guiness»”, revelou.

Contudo, mais importante do que conseguir bater o recorde, Catarina Canelas salientou o facto de o projeto conseguir reunir um grupo de mulheres de várias idades (11-88 anos) e várias etnias, situação que contribui para o “reforço dos laços comunitários” da Apelação.

Com uma base triangular de 5,20 metros e uma altura de 17 metros, a inauguração desta árvore de Natal está prevista para 3 de dezembro.

A árvore será composta por 7.200 «quadradinhos» de crochet, sendo que, neste momento, “devido ao entusiasmo”, já foram bordados cerca de 9.000.

“É fantástico o empenho das pessoas. Estamos a falar de uma população muito envelhecida, muito isolada e tem feito muito bem. Psicologicamente, as pessoas também não estão muito bem, depois desta pandemia. Foi uma forma de estarem ocupadas, de se distraírem e de conviverem”, disse ainda Catarina Canelas.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli