PUB
CMPorto

Portugal é o país do mundo com mais novos casos de covid-19. E o quarto pior em mortes.

Portugal é o país do mundo com mais novos casos de covid-19. E o quarto pior em mortes.

A subida vertiginosa do número de casos diários de covid-19 tem alertado os portugueses para o pior, mas este fim de semana foi possível confirmar a gravidade da situação. Portugal é o país do mundo com mais novos casos de covid-19 por milhão de habitantes e o quarto pior em termos de mortes. 

Os dados são da Universidade Johns Hopkins e mostram que o país ultrapassou já o Líbano e Espanha, que ocupam, respetivamente, o segundo e terceiro lugares da tabela no que respeita ao registo diário de contágios pelo novo coronavírus em relação à população. 

Seguem-se o Reino Unido, a República Checa, a Eslovénia, os EUA, a Irlanda, Israel, Letónia e Chipre. 

Por sua vez, no que respeita às mortes diárias por covid-19, Portugal ocupa também um lugar de destaque, ainda que não integre o top3 dos piores países do mundo por milhão de habitantes. A lista é encabeçada pelo Reino Unido (18,93), Eslováquia (18,68) e República Checa (16,15), seguindo-se depois Portugal (15,9), considerado o quarto pior. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Note-se que a situação epidemiológica em Portugal está a piorar consideravelmente. A ministra da saúde alertou este domingo para uma “elevadíssima pressão sobre todo o sistema de saúde português, e sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em concreto”. “Estamos a pôr todos os meios a funcionar em todos os sectores, mas há um limite. E estamos muito próximos do limite”, afirmou Marta Temido. 

No mesmo dia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou que a situação é “muito crítica” e admitiu ser necessário rever as medidas de confinamento. 

Horas depois, o Governo anunciou uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que se realiza já esta segunda-feira, e que, ao que tudo indica, poderá endurecer as medidas em vigor no novo estado de emergência. 

Recorde-se que Portugal voltou a ultrapassar a barreira dos 10 mil novos casos diários de covid-19 nas últimas 24 horas, registando um total de 10.385 novas infeções.  

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz