Sabor do mês PD - peixe

Portugal no topo dos países europeus para “road trips”

Portugal no topo dos países europeus para

As pesquisas de carros para alugar este verão vão ultrapassar os valores de 2019 em 162% na Europa e 188% em Portugal, avança a momondo.pt, um site de pesquisa de viagens global gerido pela KAYAK.

A momondo elaborou, neste sentido, o “Índice de Road Trips de 2022”, onde foram analisados 33 países europeus para eleger quais os 10 melhores destinos para road trips na Europa em 2022. Portugal ficou em 7.º lugar, com pontuações elevadas em fatores como conforto, sustentabilidade, e infraestruturas.

A momondo fez uma investigação e concluiu que as principais preocupações ao planear uma road trip são o orçamento, sustentabilidade, campismo e ar livre, conforto e infraestruturas, e natureza e pontos de interesse.

De acordo com a plataforma Portugal é “um paraíso de condução, com estradas em boas condições, uma rede rodoviária relativamente grande, um nível de congestão médio e boa qualidade do ar”. O país destaca-se também pelo facto de ser “ideal para viajantes com preocupações ecológicas e que procuram novas experiências de condução”.

A Alemanha conseguiu o primeiro lugar, com pontuações elevadas em fatores como «conforto e infraestruturas» e «natureza e pontos de interesse». “Este país é um paraíso para quem gosta de conduzir, com uma grande rede rodoviária, muitas estações de carregamento de carros elétricos e menos acidentes de carro do que a maioria dos países na lista”, refere a momondo.

O segundo lugar foi atribuído a Espanha e o terceiro à Lituânia, já o Chipre e a França ficaram em quarto e quinto lugar, respetivamente. O país francês conquistou duas categorias ao mesmo tempo: “campismo e ar livre”, uma vez que possuem uma grande densidade de parques de campismo e clima agradável e ameno; e “natureza e pontos de interesse”, porque o destino tem 10% de parques nacionais, e é, ao mesmo tempo, o quarto país com mais locais classificados como património da UNESCO.

A Sérvia ficou em sexto por ter menos acidentes por milhão de habitantes, pela qualidade das estradas e pela densidade de casas de banho públicas. Por outro lado, os Países Baixos são o destino mais sustentável no índice deste ano, tendo mais estações de carregamento de carros elétricos por cada 100 quilómetros quadrados do que qualquer outro país na lista.

A categoria de “orçamento” determina a classificação segundo os preços do aluguer de carros, combustível, portagens e alojamento. A Sérvia chegou ao topo da lista com “preços incrivelmente razoáveis de hotel” e de estacionamento, onde duas horas de estacionamento público ficam a cerca de 0,77 €.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes