A partir desta quinta-feira, volta a ser obrigatório apresentar um teste negativo para entrar em restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. A medida integra o conjunto de propostas de combate à pandemia de covid-19 no período de Ano Novo, anunciadas no início da última semana pelo Governo português.
A restrição em causa vigora esta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de dezembro, e sábado, 1 de janeiro, sendo ainda acompanhada da proibição de ajuntamentos de mais de 10 pessoas na via pública assim como do consumo de bebidas alcoólicas.
Devido ao agravamento da situação epidemiologia, provocada pelo exponencial aumento de número de casos de infeções diárias de covid-19, o primeiro-ministro António Costa alertou também os portugueses, após o Conselho de Ministros extraordinário, para a necessidade de efetuarem testes de diagnóstico ao SARS-CoV-2. Adicionalmente, recomendou também que a população evitasse, neste período, “encontros com muita gente, em espaços fechados, pequenos e pouco arejados” e “estar muito tempo sem máscara”.
As medidas em causa foram antecipadas pelo Governo devido ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal, nomeadamente no que respeita ao aumento do índice de transmissibilidade e à variante Ómicron, já dominante no país.
Até ao dia 9 de janeiro, e como já havia sido anunciado antes do período das festividades, volta a vigorar também a obrigatoriedade do teletrabalho, de forma a que haja uma contenção maior de contactos.
Também as creches e ATL e os bares e discotecas estarão encerrados neste período e o acesso aos espaços comerciais volta a estar limitado a uma pessoa por cada cinco metros quadrados.
Para acederem a hotéis e estabelecimentos de alojamento local, eventos empresariais, festas familiares, como casamentos e batizados, e eventos desportivos e culturais os cidadãos estão ainda obrigados à apresentação de um teste negativo à covid-19.
Recorde-se que Portugal continental está, atualmente, em situação de calamidade.
Foto: Porto.