Sogrape

Portugal foi o país da zona euro que mais compras fez por cartão

Portugal foi o país da zona euro que mais compras fez por cartão

A conclusão é do relatório de Estatísticas de Pagamentos de 2018, elaborado pelo Banco Central Europeu (BCE) e divulgado, esta sexta-feira, pelo próprio, cujos dados revelam que a percentagem exata de pagamentos feitos por cartão é de 70,5%, o que corresponde a um aumento de 2,2 pontos percentuais em relação a 2017.

Relativamente a outros tipos de transações, os pagamentos a crédito totalizaram 11,9% do total em 2018, enquanto os débitos diretos chegaram aos 9,7% do total de pagamentos, o que corresponde, respetivamente, a uma descida de 0,3 e 1,4 pontos percentuais do que no ano anterior, como sublinha o Notícias ao Minuto.

Em termos de pagamentos por dinheiro eletrónico, atingiram o total de 2,9%, ou seja, mais 0,2 pontos percentuais. Por sua vez, os pagamentos por cheque desceranm face aos dados de 2017, representando1,9% do total em 2018.

“Na zona euro, os pagamentos sem ser em numerário aumentaram 7,9% para 90,7 mil milhões em 2018 relativamente a 2017. Destes, 46% foram pagamentos feitos em cartão, com 23% do total por transferências e também 23% por débitos diretos”, lê-se na informação divulgada pelo órgão de comunicação citado.

O relatório do BCE revela, também, que o total de máquinas de multibanco na zona euro “desceu de 0,3% para 300 mil, o que representa perto de uma máquina por 1126 pessoas”. E, no que respeita a este indicador, Portugal também está à frente, liderando, em conjunto com a Áustria, a lista de países que mais máquinas automáticas têm em relação à população.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz