Santander Escolhas 2

Portugal Fashion apresenta desfiles em vários locais do Porto

Portugal Fashion apresenta desfiles em vários locais do Porto

O Portugal Fashion arranca terça-feira e, durante cinco dias, apresenta 40 desfiles em vários locais do Porto como o Mercado do Bolhão, Museu Soares dos Reis e Palácio da Bolsa.

“Esta vai ser uma edição diferente, desde logo porque iniciamos uma estratégia organizativa de espalhar o Portugal Fashion pelo Porto (…). Com este novo modelo, o Portugal Fashion pretende evidenciar todo o potencial criativo e de negócio da moda portuguesa, conectando-a com uma cidade de criatividade, inovação, negócio e empreendedorismo, com uma forte retaguarda industrial e comercial. Cerca de 40 desfiles, entre os quais mais de dez são internacionais, posicionando cada vez mais o Porto como uma capital de moda de expressão global”, avançou à Lusa, a diretora do Portugal Fashion (PF), Mónica Neto.

A responsável explica que existem dez espaços diferentes para os desfiles, de forma a “fragmentar o calendário”, levando a “profissionalização do evento a envolver ações de manhã à noite”, proporcionando “mais impacto” na cidade, e “democratizando o evento”.

Os desfiles vão arrancar apenas no dia 12 de outubro, no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, às 11h, com as criações da «designer» Carolina Sobral, seguido da marca Meiling Inc Limites, pelas 12h30.

Ainda no primeiro dia os desfiles vão passar pelo Mosteiro de São Bento da Vitória e Passeios dos Clérigos.

O segundo dia do evento é dedicado ao setor do calçado e vão desfilar, a partir das 21h, na Alfândega do Porto, várias marcas portuguesas entre as quais a Fly London, Ambitious, Felmini, Nobrand e Rufel.

No dia 14, os desfiles acontecem no Palácio da Bolsa, junto à Ribeira do Porto, e no parque automóvel Silo Auto na Baixa, com alguns dos destaques a irem para os desfiles Decenio X Gonçalo Peixoto e Luís Onofre.

A Oficina do Ferro (antiga fábrica de automóveis na Rua do Heroísmo), o Mercado do Bolhão e o Museu Nacional Soares dos Reis são os três locais escolhidos para receber as coleções de primavera-verão 2023, do último dia desta edição do Portugal Fashion.

A maioria das apresentações segue o calendário profissional de antecipação das coleções primavera-verão para 2023. No entanto, existem estratégias comerciais diferenciadas e haverão nomes como Maria Gambina a apresentar em formato “see now, buy now”, ou seja, a fazer desfilar a coleção para este outono/inverno.

Dos 40 desfiles nesta edição, que engloba “66 «designers» e «marcas», 17 desfiles são internacionais, todos eles conectados com dinâmicas de negócio com Portugal, em matéria de «design», produção e comercialização”, conclui Mónica Neto.

Um estudo da Universidade Católica do Porto indica que a realização este evento, ao longo dos últimos cinco anos, gerou “um impacto de 45,4 milhões de euros no Valor Acrescentado Bruto português, e sustentou anualmente entre 170 e 449 postos de trabalho”.

Referir que o Portugal Fashion, uma iniciativa de promoção da moda portuguesa poderá não acontecer em 2023 por falta de financiamento.

Foto: Arquivo

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal