PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugal está entre os melhores destinos da Europa para ir a banhos

Portugal está entre os melhores destinos da Europa para ir a banhos

Portugal integra o Top 10 dos melhores destinos europeus para se ir a banhos, ocupando a décima posição. De acordo com o novo relatório, divulgado pela Agência Europeia do Meio Ambiente (EEA), 85% dos locais de banho são agora classificados como “excelentes” e 95,2% cumprem os padrões mínimos de qualidade da água.

A Áustria, país sem litoral, mas conhecido pelos lagos que atraem as atenções dos turistas, incluindo as águas alpinas de Achensee e o Weissensee em tons de esmeralda, está no topo deste ranking, com 97,7% das suas águas consideradas excelentes.

Malta (96,6%), Grécia (95,8%), Croácia (95,7%) e Chipre (93,3%) ficam também entre os primeiros lugares da tabela, sendo que Alemanha e Dinamarca são outros dos países onde mais de nove em cada dez locais obtiveram a nota máxima.

Portugal conseguiu o 10º lugar com a percentagem de 88,5% vendo ficar à sua frente a Lituânia (89,2%) e a Bulgária (89,8%). No 12º e 13º lugares ficaram Itália (87,9%) e Espanha (87,4%), respetivamente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A França ficou ainda mais abaixo na classificação, com 75,7%, e a Polónia conseguiu apenas 44,5%.

Referir que a avaliação foi elaborada pela EEA em colaboração com a Comissão Europeia, onde as várias autoridades locais e nacionais recolheram amostras de água durante a época balnear e analisaram-nas quanto aos tipos de bactérias que indicam poluição por esgotos e criação de gado.

Como parte de uma diretiva da Diretiva Águas Balneares adotada em 2006, os locais que foram classificados como maus durante cinco anos consecutivos devem ser fechados permanentemente. É o caso de 31 pontos de banho na Itália, dois nos Países Baixos e oito na França.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem