PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugal em situação de alerta devido ao risco de incêndio

Portugal em situação de alerta devido ao risco de incêndio

Portugal está em situação de alerta, desde a 00h00 de sexta-feira, dia 8, até às 23h59 de dia 15 de julho, face às previsões meteorológicas que agravam o risco de incêndios no país.

No âmbito da situação de alerta, relembra o Ministério da Administração Interna (MAI), são implementadas medidas excecionais como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A mesma proibição é aplicada a caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

É também proibido fazer queimadas e queimas de sobrantes, fazer trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria e usar em espaços rurais instrumentos como motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Está ainda totalmente proibida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

O MAI informa também que as proibições não abrangem trabalhos como os relacionados com agricultura e animais, desde que fundamentais e não em zonas de floresta, tirar cortiça ou mel (sem métodos de fumigação por material incandescente), ou construção civil não adiável.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil