PUB
Recheio 2024 Profissional

Portugal com 431 Bandeiras Azuis em 2022

Portugal com 431 Bandeiras Azuis em 2022

São um total de 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul este ano em Portugal. Este numero conta com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão, segundo a Associação Bandeira Azul Europa (ABAE).

A informação foi divulgada esta sexta-feira pelo presidente a ABAE, José Archer, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, no distrito de Lisboa, onde aproveitou para recordar que o número este ano “é quase 15 vezes superior ao número de há 25 anos”.

“Trinta e cinco anos depois do hastear da primeira Bandeira Azul, precisamente no concelho de Cascais, onde nos encontramos, vimos anunciar a atribuição das bandeiras azuis de 2022 a 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas, num total de 431 bandeiras azuis atribuídas”, esclareceu José Archer.

As 393 praias estão distribuídas por 102 municípios, com destaque para Vila Verde, Tábua e Alandroal, que candidataram praias pela primeira vez, e para Cascais e Marinha Grande, que regressaram este ano ao programa Bandeira Azul. Em relação às marinas e aos portos de recreio, o Núcleo Recreio Náutico de Velas, o Núcleo Recreio Náutico Lajes do Pico e o Porto de Recreio de Machico integram o programa Bandeira Azul pela primeira vez. No entanto, o maior crescimento desta edição é o do galardão para embarcações de ecoturismo, que conta com mais nove embarcações, de cinco novos operadores, e, desta forma, passa a estar presente em todas as regiões, exceto nos Açores.

Em comparação ao ano de 2021, na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais duas marinas e mais nove embarcações de ecoturismo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelas regiões Norte (82), Centro (50), Tejo (77), Alentejo (40), Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16).

No Norte o galardão foi atribuído a 73 praias costeiras e nove fluviais em 15 concelhos, contando a região com três praias novas (Ponte do Bico, Aquário e Prado Faial), uma reentrada (Ínsua) e uma saída (Queijo).

A cerimónia oficial do hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira deste ano vai decorrer no dia 09 de junho, na praia da Figueirinha, em Setúbal, seguindo-se em 14 de junho o hastear na praia fluvial de Adaúfe, em Braga, enquanto a primeira bandeira a ser içada numa marina estará no Porto Recreio de Oeiras, em 17 de junho.

O Algarve conta este ano com 86 praias galardoadas, todas elas costeiras, com 13 dos 16 concelhos a serem contemplados, tendo a praia de Dona Ana, em Lagos, saída da lista de galardoadas.

Fotografia: ABAE

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil