Somos pequeninos, mas é só em tamanho. Então no cinema nem se fala, até porque Portugal é o grande destaque do festival internacional New Horizons, que começa esta quinta-feira, em terras polacas, na cidade de Wroclaw.
20. Ao todo são 20 filmes nomeados com carimbo português, num evento em que, de acordo com a curadora da secção, Agnieszka Szeffel, e tal como cita a Comunidade Cultura e Arte, a escolha incidiu sobre filmes que tanto vão “do neorrealismo dos anos 1960 à época contemporânea”.
No site do mega-evento internacional de cinema, é possível ler-se que “do Cinema Novo ao novo cinema português com chancela da Terratreme e da Kintop, de mestres como Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, António Reis e Manuel Mozos a experimentalistas independentes como Paulo Abreu, João Pedro Rodrigues e André Gil Mata, os portugueses, fixados no passado, abordam a mitologia do cinema de forma extravagante”.
Esta é já a 23ª edição de um festival que, ainda que se fale em língua estrangeira, terá mais Portugal do que nunca. O festival de cinema New Horizons decorre até 30 de julho.
Foto: Where Is This Street? or With No Before and After dir. João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (New Horizons)