PUB
Recheio 2024 Profissional

Portuenses vencem concurso internacional de arquitetura sustentável

Portuenses vencem concurso internacional de arquitetura sustentável

A proposta portuguesa, designada “Cactus”, diz respeito a uma residência de estudantes para o campus universitário de Merced, na Califórnia, desafio lançado pela divisão de São Francisco do American Institute of Architects, em resposta à necessidade de, até 2020, todos os novos edifícios residenciais obedecerem a metas de poupança energética muito exigentes. Inspirados na capacidade dos catos para sobreviverem em condições agrestes, os elementos da equipa lusa usaram painéis fotovoltaicos e turbinas, projetando a conservação de água na cave, para a refrigeração do edifício.
O projeto português venceu a categoria de residência universitária, sendo que uma equipa norte-americana ganhou o desafio para a construção de um edifício administrativo. A diversidade de competências dos elementos da equipa foi, segundo Guida Gonçalves, arquiteta envolvida no trabalho, uma das grandes mais valias. “Há arquitetos que integram o grupo para exercer a sua criatividade; para outros – caso dos estudantes -, esta é uma forma de entrar em competição internacional; e há ainda quem utilize isto como meio de aumentar o seu currículo, enquanto vai procurando novos trabalhos”, salientou.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem