CIN

PortoCartoon apresenta caricaturas de Picasso no Alameda

PortoCartoon apresenta caricaturas de Picasso no Alameda

Durante o mês de novembro, a exposição virtual do Alameda Shopping é dedicada a Pablo Picasso, o pintor das “infinitas distorções”.

Trata-se de um conjunto de 40 caricaturas do Prémio Especial de Caricatura integrado no 19º PortoCartoon-World Festival e dedicada ao artista mundial que também foi “caricaturista”.

Mas em “Pablo Picasso na Caricatura Internacional”, Picasso é o alvo de dezenas de artistas de quase 30 países. “Provocou belas interpretações e elevou aos píncaros a arte da caricatura”, salienta Luiz Humberto Marcos, o diretor do Museu Nacional da Imprensa.

“A desconstrução fragmentada – visível em muitos desenhos – contextualiza o pintor genial e reforça a sua relação com o grito de terror que Guernica representa”, acrescenta. 

A exposição integra trabalhos de artistas de vários países como Bulgária, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Escócia, Egipto, Índia, Montenegro, Polónia, Roménia, Servia, Suécia e Ucrânia. Destaque ainda para o prémio atribuído a Dálcio, do Brasil, e as Menções Honrosas atribuídas aos portugueses António Santos/Santiagu e Fernando Saraiva.

“Pablo Picasso na Caricatura Internacional” – a oitava mostra do PortoCartoon/Alameda Shopping – pode ser visualizada na página do centro comercial portuense.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.