Santander Escolhas 2

Porto vota regulamento para crescimento sustentável do AL

Porto vota regulamento para crescimento sustentável do AL

A Câmara Municipal do Porto vota, na próxima segunda-feira, dia 24, a criação do Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local na cidade. Este processo acontece após a Assembleia Municipal ter autorizado a suspensão de novos registos de estabelecimento de AL no Centro Histórico e no Bonfim.

Segundo avança a autarquia, “os vereadores serão chamados a votar numa proposta”, apresentada pelo vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, “cuja «temática é de elevado interesse para a cidade e as decisões que vierem a ser deliberadas interferem com a economia, urbanismo e turismo»”.

Ricardo Valente garante que o município “tem já finalizado o modelo e a métrica para a caraterização da pressão do alojamento local no Porto”. No entanto, de momento, os dados estão a ser atualizados, “face ao crescente número de novos pedidos”.

Atualmente, e segundo a proposta do executivo municipal, há registo de 9.200 estabelecimentos de alojamento local no Porto. “Destes, 6.928 estão localizados na União de Freguesias do Centro Histórico e 1.132 na freguesia do Bonfim, representando 86,99% da oferta total na cidade”, lê-se na página. Até 31 de agosto deste ano foram registados 1136 alojamentos locais.

Foto: Filipa Brito

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal