PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto vai ter táxis a transportar idosos para cuidados médicos

Porto vai ter táxis a transportar idosos para cuidados médicos

Depois de implementar o transporte de idosos, em serviço de táxi, de e para os locais de vacinação, a um preço simbólico de dois euros, a Câmara Municipal do Porto anuncia que pretende alargar a medida “a qualquer motivo de saúde, para os munícipes com 65 ou mais anos de idade”.

A proposta, assinada pela vereadora dos pelouros dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil, Cristina Pimentel, vai a votos na próxima reunião do executivo municipal, agendada para segunda-feira, 21 de fevereiro.

Em causa, segundo o documento, está o “sucesso” registado na experiência do serviço de transporte em táxi para o programa de vacinação, iniciado em março do ano passado. “Permitiu testar o modelo de disponibilização de um serviço de táxi mediante marcação prévia, por um motivo definido, para um conjunto de locais pré-definidos e pelo valor único de dois euros para o munícipe”, avança.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para a vereadora, o programa “Táxi Saúde + 65” permitirá “garantir o acesso dos munícipes a cuidados de saúde de forma simples”, numa altura em que se torna urgente “a retoma dos níveis de cuidados de saúde a nível de prevenção e diagnóstico”, especialmente na faixa etária em questão.

A ser aprovada a proposta, os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, portadores do cartão Porto., poderão, muito em breve, efetuar a deslocação entre a residência e os hospitais ou unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde e hospitais privados no Porto em táxi “pelo preço correspondente ao bilhete ocasional adquirido a bordo de um autocarro, dois euros”.

O programa estabelece “um limite de 12 viagens por ano”, indica ainda a autarquia, liderada por Rui Moreira, em comunicado na sua página oficial, acrescentando que no acordo celebrado, com as centrais Raditáxis e Táxis Invicta, válido por um ano, o município atribuirá uma verba na ordem dos 265 mil euros.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem