É já no arranque do próximo ano letivo que deverá estar em funcionamento um dos dois novos alojamentos para estudantes no Polo Universitário da Asprela. Trata-se do Miranda Oporto, um espaço com dois edifícios, que ficará próximo à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e que contará com mais de 400 unidades de alojamento, adianta a Câmara Municipal do Porto.
Paralelamente, está também a ser construído o Liv Porto – The Street, uma oferta de alojamento que terá capacidade para 816 unidades. O alojamento, junto à Estrada da Circunvalação, contará com “856 camas, entre 617 quartos individuais e 18 duplos, 142 estúdios individuais, 22 duplos e 17 estúdios adaptados a pessoas com mobilidade condicionada”.
Segundo avança a autarquia, em causa está um “conceito de apartamento individual ou coliving”, com a “possibilidade de escolha de apartamentos partilhados com quartos single ou «twin»”. O equipamento estará concluído em 2022.
Os dois alojamentos, com salas de estudo, biblioteca e espaços de diversão, entre os quais de jogos, música, cinema e ginásio, são da responsabilidade da Valeo Management Europe, do grupo norte-americano Valeo.
Terão ainda incluída uma “piscina e um terraço no telhado”.
“A aposta da Valeo Europe no Porto faz parte de um programa de investimento de 300 milhões de euros a aplicar em dez novas residências de estudantes em cidades como Lisboa, Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilha e Bilbao”, completa a nota divulgada pelo município.
Foto: Liv Porto – The Street