Em comunicado, a organização do evento lembra que “2015 é o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo”, constituindo por isso “uma oportunidade única para mostrar o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento”.
Demonstrações de capoeira, atividades para crianças e uma degustação de gastronomia da Guiné Bissau são algumas das ações que integram a iniciativa “Um Sorriso para o Mundo”.
Assim, este sábado, a partir das 10h, na Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), todos estão convidados a passar junto ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto para conhecer o trabalho desenvolvido por diversas organizações de caráter social do Grande Porto. Tudo isto entre uma venda de livros infantis promovida pelos Leigos para o Desenvolvimento, demonstrações de danças cubanas, capoeira e cantares dos países de leste, a cargo da Associação para o Diálogo Multicultural (ADM), ou um teatro com crianças organizado pela Helpo.
Antes de rumar à mostra gastronómica promovida pelo Associação dos Guineenses do Porto, os participantes podem ainda apreciar um expositor sobre motivações preparado pela Alma Mater Artis ou visitar as bancas informativas de organismos como a Mundo a Sorrir, a Engenho&Obra ou a Na Rota dos Povos.
“Alertar, sensibilizar e consciencializar a população para a importância dos temas do Ano Europeu para o Desenvolvimento que se assinala em 2015?, é o objetivo desta ação de rua, que conta com o apoio da empresa municipal Porto Lazer e da Reitoria da Universidade do Porto.
Sexta-feira 24 Julho, 2015
Porto vai ajudar a lançar “Um sorriso para o Mundo”
Organizada por diversas ONG’s da cidade do Porto, a iniciativa “Um sorriso para o Mundo” decorre este sábado, na Praça Gomes Teixeira, e visa sensibilizar a população para a importância dos temas do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015.