PUB
CIN Woodtec

Porto transforma-se em ‘cidade inteligente’

Porto transforma-se em ‘cidade inteligente’

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Rui Moreira, Emídio Gomes, Filipe Araújo e Leitão da Silva são alguns dos intervenientes na conferência internacional ‘Future Cities’ que irá decorrer a 28 de janeiro, a partir das 09h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

O objetivo de transformar o Porto num laboratório vivo foi alcançado e os primeiros resultados serão, agora, apresentados numa conferência internacional que reúne representantes do poder local, da academia e da indústria. O projeto Future Cities, financiado em 1,6 milhões de euros pela Comissão Europeia, está a dotar a cidade de sensores e equipamentos que permitam melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos.
A Conferência Future Cities 2014, sob o tema “Porto: Living the Future”, decorre a 28 de janeiro, a partir das 09h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Filipe Araújo, vereador de Inovação e do Ambiente da Câmara do Porto e o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, são apenas alguns dos oradores que vão ter oportunidade de relatar o trabalho que tem sido feito na cidade com o intuito de a transformar numa cidade inteligente. Com representantes de algumas das principais empresas a nível mundial, como a IBM, a Cisco e a Salesforce, a conferência Future Cities 2014 visa apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano do projeto mas também trazer a debate temas das cidades do futuro como a sustentabilidade, mobilidade e tecnologias de informação e comunicação. O Future Cities, um projeto de capacitação liderado pelo Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto, foi lançado em 2013 e reúne investigadores das Faculdades de Engenharia, Ciências e Psicologia e de várias unidades de investigação que trabalham em conjunto e colaboram com parceiros nacionais e internacionais como a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, a Carnegie Mellon e o MIT. O trabalho tem sido desenvolvido em parceria com várias empresas e instituições, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, Porto Digital, STCP e dezenas de parceiros industriais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem