PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto testa sistema de informação em autocarros, para pessoas com dificuldades visuais

Porto testa sistema de informação em autocarros, para pessoas com dificuldades visuais

No Porto, andar de autocarro é para todos. Posto isto, com base no novo sistema de informação da STCP, que informa os utilizadores sobre os horários em tempo real dos transportes, haverá também forma de ajudar quem tem dificuldades visuais.

Este sistema encontra-se a ser implementado pelo Município do Porto e a Porto Digital e pretende ser inclusivo, face às necessidades de todos. Com esse fito, foram promovidas sessões de teste com pessoas com dificuldades visuais, de forma a aferir a eficiência da medida a ser implementada.

Nesse sentido, as opiniões recolhidas foram importantes, até naquela que foi a recolha de contributos para eventuais melhorias, tal como refere o portal de notícias da Câmara do Porto.

Como refere a mesma fonte de informação, esta solução pretende disponibilizar, nas próprias paragens de autocarro, “um ecrã com tecnologia de baixo consumo, do tipo e-paper, com a informação dos tempos de espera e de passagem dos autocarros, complementado com um mapa correspondente à rota de cada linha”.

Como existem pessoas com dificuldades ao nível da visão, também irá existir um botão específico para este segmento de utilizadores. Quando o mesmo for ativado, será emitida uma mensagem de áudio que dará conta, em voz alta, do tempo que demora o próximo autocarro a chegar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como referido anteriormente, a opinião do público foi bastante importante. Desta forma, nas sessões que se promoveram juntamente com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), houve tempo para testes, bem como perguntas e respostas. 

O projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento, no entanto é mais uma demonstração da Câmara do Porto, em relação à sua predisposição para fomentar a melhor experiência de transportes possível a todo o tipo de utilizadores.

A ação referida está enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência – Acelerar & Transformar o Turismo.

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem