Sogrape

Porto tem novo ecocentro móvel

Porto tem novo ecocentro móvel

Os ecocentros das Antas e da Prelada têm um novo ecocentro móvel que permite a recolha de resíduos perigosos como restos de tintas e solventes, CD’s e DVD’s e rolhas de cortiça. 

“A Porto Ambiente vai agora poder garantir o tratamento de mais estas quatro tipologias de resíduos urbanos produzidos na cidade”, sublinhou o município a propósito da iniciativa, desenvolvida em parceria com a Lipor. 

O equipamento permanece “durante um determinado período de tempo” numa determinada zona, passando depois para outros lugares. O objetivo, de acordo com a Lipor, é “abranger o máximo de população”. 

Adquirido no âmbito do programa POSEUR, o ecocentro móvel permite também o depósito de “lâmpadas (tubulares e normais), tinteiros/toners, pilhas e acumuladores portáteis” e os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), como ferros de engomar, facas e máquinas de barbear elétricas, balanças, relógios, calculadoras, detetores de fumo, aparelhos de rádio, câmaras de vídeo, entre outros. 

Entre as várias características do equipamento, está o facto de possuir um sistema ColorAdd, de identificação de cores para pessoas daltónicas, e sinais alusivos à correta identificação e depósito dos resíduos, completa a autarquia portuense. 

Brevemente, e no âmbito das políticas de sustentabilidade ambiental do município, serão instalados cerca de 500 contentores de proximidade para a recolha de resíduos orgânicos. 

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=menuchef