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Porto tem dois projetos para retirar tráfego automóvel do centro histórico

Porto tem dois projetos para retirar tráfego automóvel do centro histórico

Utilizar o Ramal da Alfândega para criar uma “ligação rápida” entre as zonas de Campanhã e Alfândega, com um veículo autónomo, ou fazer a ligação através de uma ciclovia para Gaia são as soluções que a Câmara do Porto está a ponderar com o objetivo de “retirar o tráfego automóvel do centro histórico” da cidade.

A revelação foi feita pelo presidente Rui Moreira, durante a Assembleia Municipal do Porto e em resposta ao deputado socialista Rui Carlos Lage, que apontou “a falta de atenção dada às escarpas” por parte da autarquia.

Segundo Rui Moreira, citado pelo Sapo 24, estão a ser “analisados dois projetos que não podem ser somados um ao outro”.

Um dos projetos assenta na criação de “uma ligação rápida” entre a zona de Campanhã e da Alfândega, com recurso a um veículo autónomo, no Ramal da Alfândega, uma via ferroviária que foi encerrada em 1989.

“Devemos nós utilizar esse canal para uma ligação rápida com um veículo autónomo e que faça a ligação em quatro minutos, com débito de vinte e tal mil passageiros por ano”, questionou o autarca.

A outra solução passa por fazer a ligação “através de uma ciclovia pedonal para fruição dos cidadãos, que fazem a ligação a Gaia pelo tabuleiro da ponte D. Maria”.

“Aparentemente, a forma mais razoável de retirar tráfego automóvel do centro histórico seria ter um veículo autónomo que fizesse essa ligação, mas ao fazermos isso, não vamos ter a fruição de um espaço magnífico, com vistas magníficas para fazer uma ciclovia e uma fruição de um espaço magnifico. As duas coisas não são conjugáveis”, referiu Rui Moreira, acrescentando que este vai ser “um grande debate” e que a autarquia vai falar com todas as forças políticas, uma vez que “não tem certezas nenhumas” sobre que projeto implementar naquela zona.

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