PUB
Philips S9000

Porto tem a primeira clínica de excelência reconhecida pela FIFA

Porto tem a primeira clínica de excelência reconhecida pela FIFA

e conta com a presença de Alexandre Miguel Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente do FC Porto e Michel D’Hooghe, presidente da Comissão Médica da FIFA.
Atribuído pela primeira vez em Portugal, o titulo “FIFA Medical Centre of Excellence” distingue em exclusivo a Clínica Espregueira Mendes – Estádio do Dragão tornando-a na única a deter a certificação em toda a Península Ibérica. Para João Espregueira Mendes, diretor clínico, a atribuição da distinção “foi um processo de candidatura altamente exigente”. “Apenas centros médicos que cumprem os mais rigorosos critérios de apreciação multidisciplinar, nas várias áreas ligadas ao desporto, podem concorrer”, refere, salientando que, para completar o sistema de seleção, “há que analisar, ainda, a componente de investigação clínica, inovação e novas tecnologias com aplicação no desporto, as quais deverão estar documentadas com publicações internacionais”. Por último, a instituição tem de “reunir tudo o que a FIFA considera necessário para o tratamento de um atleta de elite: competências técnicas, pedagógicas e de investigação reconhecidas internacionalmente”. Anualmente, vários centros, de todo o mundo, concorrem mas os critérios de seleção são muito exigentes. Apesar de algumas tentativas, ainda sem sucesso, da vizinha Espanha, este é o primeiro Centro Ibérico a conseguir a creditação. Na opinião do médico ortopedista, esta distinção representa “um motivo de orgulho para o país”, já que este passa a constar do mapa restrito dos melhores centros de excelência clínica do mundo, reconhecido pela FIFA, “a organização desportiva mais importante do planeta”. A candidatura representa “a forma como os portugueses devem enfrentar a crise”. “É assim que se deve pensar Portugal: culto pela excelência e sem receio de competir com os melhores”. João Espregueira Mendes refere ainda que após a acreditação, a clínica estará disponível para colaborar na disseminação dos programas FIFA nos países de expressão portuguesa nomeadamente dos programas de prevenção de lesões.
Ao receber esta distinção a Clínica Espregueira Mendes destaca-se no panorama português da medicina desportiva. “Há vários anos que fazemos todos os esforços para garantir os melhores cuidados clínicos, multidisciplinariedade, aposta na investigação e formação contínua, nunca descurando uma ligação forte à medicina desportiva, em todas as disciplinas”, garante o diretor clínico, salientando, ainda, a promoção e prevenção de saúde e das lesões desportivas, nomeadamente em população pediátrica, através do programa FIFA 11+, no qual contam com o apoio do parceiro “Um Lugar Pró Joãozinho”, uma área em que tem apostado fortemente e onde é “precursora” em Portugal.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem