Os manuais escolares podem ser depositados de segunda a sexta-feira, no Gabinete do Munícipe (Praça General Humberto Delgado, 266, Porto), entre as 9h e as 17h.
O Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) tem como principal objetivo promover a reutilização dos livros escolares, de forma totalmente gratuita, promovendo deste modo o sentido de partilha e as boas práticas ambientais, de acordo com o lema “Reutilizar antes de reciclar”.
Assim, os cidadãos podem depositar os manuais escolares de que já não necessitem no Gabinete do Munícipe, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Segundo o portal de notícias da Câmara do Porto, no ano passado, foram atendidos 8 116 cidadãos, depositados 16 137 manuais e levantados 6 997 neste serviço municipal. Os livros não reutilizáveis foram doados ao Banco Alimentar contra a Fome do Porto, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”, num total de quase três toneladas e meia (3 532 quilogramas), reciclados à razão de 80 euros por tonelada.